A autoestima é fundamental para o bem-estar de qualquer ser humano. Mas por vezes, com o envelhecimento e com as mudanças que dele advém, é recorrente perder-se alguma confiança e, consequentemente, a autoestima.
Mas as coisas não precisam de ser assim!
Se está a passar por essa fase da sua vida, saiba que é possível manter a autoestima, afinal de contas há mesmo quem diga que a terceira idade é a melhor idade, por isso deve tirar proveito disso.
Em primeiro lugar, lembre-se de cuidar de si! Pratique bons hábitos alimentares (é importante manter-se hidratado e ter atenção à sua alimentação), atividade física (porque não escolher manter-se ocupado em casa), mantenha sempre os seus exames em dia. Ao cuidar de si e da sua saúde vai sentir-se com mais confiança, assegurando-se que tudo está bem e isso transparece-se na sua forma de viver.
Evite o isolamento! Nesta fase da sua vida, o contacto com familiares e amigos é de extrema importância, pois vai ajudá-lo a sentir-se bem consigo mesmo e a sentir que tem pessoas à sua volta que se preocupam consigo. Utilize as novas tecnologias para se manter sempre próximo dos seus entes queridos e a par do que acontece no Mundo.
Não deixe de ter sonhos ou objetivos de vida! Se tem algum sonho ou objetivo de vida que acabou por nunca concretizar, saiba que esta é a altura perfeita para cumprir esses desejos! Seja tirar um curso de culinária, conhecer novos lugares, aprender a tocar um instrumento, ou outro. Acredite que concretizar algo que sempre quis fazer e nunca teve oportunidade vai ser gratificante para a sua vida e vai fazê-lo sentir-se mais feliz!
Por último, não deixe nunca de apreciar a sua beleza! Preocupar-se com a sua aparência não é algo que deve fazer apenas na sua juventude, é importante fazê-lo toda a sua vida pois vai fazê-lo sentir-se bem e confiante consigo mesmo.
Vista uma roupa que goste, arranja-se, cuide da sua pele, do seu cabelo, não se descuide!
A velhice também pode ser uma fase positiva da sua vida, basta encará-la da melhor forma e procurar sentir-se bem consigo próprio.