Instituído em 1992 pelo Papa João Paulo II, após lhe ter sido diagnosticada a doença que viria a vitimá-lo, e comemorado desde então, o Dia Mundial do Doente celebra-se a 11 de fevereiro e pretende sensibilizar a sociedade para a necessidade de apoiar e ajudar os doentes, independentemente de qual seja o seu estado de saúde ou doença.
Para além de apresentar problemas físicos e/ou mentais, apresenta também diferentes níveis de incapacidade e desvantagem comparativamente a outras pessoas e, por essa mesma razão, o acesso da pessoa doente aos cuidados de saúde e sistema de saúde, têm de ser adaptados às necessidades de cada um, procurando facilitá-los consoante as incapacidades de cada um.
A pessoa doente, para a Organização Mundial de Saúde e para o Serviço Nacional de Saúde, deve ser colocada no centro do sistema de saúde, sendo um dos principais focos de atenção dos enfermeiros. São estes os profissionais de saúde que estão presentes em todos os momentos da sua evolução ou cura pelo que, para eles, este é também um dia importante pois reforça a importância do seu trabalho e dos serviços que prestam aos seus pacientes, todos os dias.
Em inglês, a designação é “World Day of the Sick”, referindo-se à pessoa que sofre de uma doença e não ao doente enquanto utilizador dos serviços de saúde – patient.
Este dia pretende também deixar uma mensagem de esperança a todos aqueles que lutam contra alguma doença e congratular todos os profissionais que se dedicam, todos os dias, aos seus doentes cumprindo o princípio hipocrático de que “A Saúde e o bem-estar do meu Doente serão as minhas primeiras preocupações”.
Na Naturidade não podíamos deixar este dia em branco. Pelo que gostaríamos de agradecer a toda a nossa equipa de prestadores de cuidados de saúde de todas as nossas Unidades pelo excelente trabalho que têm vindo a desenvolver com todos os nossos utentes. A todos, o nosso muito obrigado.c