Uma abordagem terapêutica em expansão em todo o mundo e com uma eficácia que tem vindo a ser comprovada e reconhecida, a Terapia Ocupacional é uma área de saúde que atua no tratamento e reabilitação de pessoas de todas as idades.
Pretende-se facilitar e capacitar a realização de atividades do dia-a-dia que deixaram de ser possíveis ou mais complicadas devido a complicações que surgiram com a idade ou devido a alguma condição clínica motora, cognitiva, emocional ou social. Estas complicações e condições podem estar presentes desde o nascimento, desenvolvidas com a idade ou surgirem devido a acidentes, lesões ou doenças.
As áreas em que a Terapia Ocupacional pode ser aplicada vão desde a pediatria à geriatria, da medicina física e reabilitação à psiquiatria. Os aspetos centrais na intervenção do Terapeuta incluem o treino de atividades da vida diária consideradas problemáticas pelo utente, adaptação de utensílios e mobiliário, aconselhamento e orientações para uma evolução da condição física.
Dependendo da idade e do tipo de condição clínica, pode fazer algumas atividades em casa de forma a ajudar
Utilize ferramentas como jogos ou brincadeiras cuidadosamente selecionadas para permitir o desenvolvimento de competências físicas, mentais, percetivas e sensoriais: opte pelo uso de imagens, cheiros e sons.
Siga o mestre, o adulto deve fazer uma ação e pedir que seja replicada. Por exemplo: bata palmas, mão na cabeça, pular, etc.
Faça uma pesca: escolha um objeto que boie. Tenha vários, identifique-os (pode ser através de cores, letras ou outra forma). E coloque-as num recipiente com água. Depois, peça à criança ou pessoa que pesque o objeto que tem determinada cor ou letra. O jogo deve ser sempre supervisionado por um responsável.
Peça ajuda na cozinha com tarefas simples. Façam um bolo, por exemplo. Claro, com cuidados redobrados para que não haja ferimentos durante o momento.
Faça uma caça ao tesouro sensorial: peça à criança ou pessoa que encontre algo macio, algo duro, algo pequeno, algo liso que esteja no seu ambiente e que o entregue a si.
Toca no nariz. Peça que feche os olhos e que tente tocar no seu nariz (ou outra parte do corpo), desta forma irá reconhecer o espaço que o seu próprio corpo ocupa no ambiente e desenvolve a coordenação motora dos membros.
É importante que procure a ajuda de profissionais competentes para um acompanhamento pormenorizado e personalizado às necessidades de cada utente. Estes são apenas algumas sugestões de atividades para os momentos em família e em casa não devendo substituir a prática de Terapia Ocupacional regularmente.
CUIDAR DE SI FAZ PARTE DE NÓS.
NATURIDADE.