COMO MANTER A HIDRATAÇÃO NOS DIAS MAIS FRIOS

Durante as épocas de maior frio, é natural sentir menos sede e reduzir o consumo de líquidos, especialmente de água. No entanto, é importante que o consumo se mantenha regular, mesmo que diminuído quando comparado com o verão.
A água é essencial para o nosso organismo. Contribui para a regulação da temperatura corporal, proporciona elasticidade à pele, promove uma melhor digestão e reduz a fadiga.

Beber água é a forma mais fácil de garantir os níveis adequados de hidratação.
Por norma, a quantidade diária recomendada de água é de cerca de 1,5 a 2 litros diários, variando com o peso corporal a idade, o género e o nível de atividade física, entre outros fatores.

Alguns dos sintomas de desidratação são fraqueza, fadiga, dores de cabeça, tonturas, cãibras e mesmo lesões musculares, afetando crianças e idosos de forma mais crítica.

Ainda assim, lembre-se que, de forma geral, todos os alimentos contêm água na sua composição:
– Frutas e sumos de fruta natural, vegetais frescos e cozinhados e leite ou bebidas vegetais, iogurtes, gelatinas, carne, peixe e ovos são bons fornecedores de água;
– Alimentos preparados ou confecionados com água ou fontes da mesma são opções a lembrar, como por exemplo o arroz, as caldeiradas e as açordas;
– Os alimentos passados e cremosos, purés, papas e batidos são particularmente úteis em certos momentos da vida, como por exemplo, situações de dificuldades de deglutição e mastigação;
– As sopas, além de conterem água, oferecem também nutrientes que são uma mais-valia; hidratam, ajudam na manutenção e melhoria da função intestinal e disponibilizam vitaminas, minerais e fibras.

Que estratégias pode adotar para manter o seu corpo hidratado?
– Beba um copo de água logo pela manhã, antes do pequeno-almoço. Além de hidratar intensamente, ajuda a desintoxicar o organismo e combate a prisão de ventre (sobretudo se for morna).
– Estabeleça horários ou momentos para beber água ou chá. Pode ajudar se colocar um alarme ou lembrete de hora a hora, no telemóvel ou relógio. Aos poucos, o organismo irá habituar-se e sentirá necessidade de beber água.
– Evite copos grandes e cheios e opte por copos pequenos e com pouca quantidade, várias vezes ou dia.
– Use e abuse da sopa, que alimenta e hidrata ao mesmo tempo. Uma sopa fria é uma excelente opção para matar a fome ao fim do dia.

Que outras opções existem?
Variar as nossas fontes de hidratação pode ser muito importante, sobretudo para quem não aprecia beber água por si só ao longo do dia. Os chás e infusões são uma excelente alternativa que, para além de atribuírem sabor à nossa hidratação, fornecem outros benefícios associados aos compostos químicos das ervas e plantas. Quer seja de ervas, saquetas ou mesmo com frutas adicionadas, espremidas, às rodelas ou maceradas, com ervas aromáticas frescas ou até especiarias, tem vários sabores e experiências à disposição.

Conheça melhor que tipo de chá ou infusões o ajudam a combater a desidratação:

Infusões Drenantes
Algumas infusões drenantes podem ajudar a combater a desidratação, devido ao seu conteúdo em potássio, magnésio e silício.

Infusão de erva cavalinha
A erva cavalinha é uma das ervas mais conhecidas quando se procura um chá drenante. Tem uma forte componente diurética e um elevado teor em silício. O chá de erva cavalinha faz com que haja um aumento no fluxo de urina ajudando o corpo a eliminar os líquidos retidos.

Chá de hibisco
Esta planta é rica em antioxidantes e pode ajudar a melhorar o trânsito intestinal. Desta forma, poderá apresentar um papel drenante, digestivo e diurético. É um chá com um sabor agradável que facilmente se bebe frio ou quente. O consumo deste chá deve, no entanto, ser moderado.

Chá de urtiga
Esta é uma planta conta com ferro e vitaminas A, B1, B5, C e K na sua composição, que faz com que também possa ter algumas caraterísticas anti-inflamatórias.

Infusão de dente-de-leão
Na sua função drenante, é um excelente diurético.

Lembre-se, a desidratação não acontece apenas no verão e nos dias mais quentes e pode ser combatida com a ingestão de líquidos durante o dia quer seja por meio de alimentos ou por bebidas.

CUIDAR DE SI FAZ PARTE DE NÓS.
NATURIDADE.

close

Subscreva a nossa newsletter.

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.