A SOLIDÃO E OS IDOSOS

A solidão é um problema mundial que afeta principalmente os idosos devido a várias mudanças e perdas que estão ligadas a esta altura da vida.

Em Portugal, este é o problema que mais afeta a nossa população idosa e existem mesmo estudos que indicam que 70% dos idosos desenvolvem problemas de saúde graves devido à solidão. Por estar profundamente ligada à nossa saúde, esta condição pode elevar os níveis de stress, deixando o nosso organismo mais propenso a desenvolver doenças cardíacas, diabetes, alzheimer ou depressão.

Por essa razão, é necessário lutar contra a solidão e procurar viver um envelhecimento saudável, feliz e tranquilo. E porque envelhecer não tem de ser necessariamente um sinónimo de solidão, hoje trazemos algumas dicas de como combater este inimigo:

Pratique Exercício

A atividade física estimula a boa disposição e, além disso, traz imensos benefícios para a sua saúde. Ao praticar exercício vai sentir-se mais produtivo e feliz consigo mesmo.

Sugestão: Opte por praticar estas atividades em grupo, é uma excelente forma de conhecer pessoas e fazer novas amizades bem como de se manter motivado.

Tire proveito das tecnologias

A tecnologia pode parecer assustadora à primeira vista, mas na realidade este é um mundo infinito de possibilidades que o podem ajudar a combater a solidão e o sentimento de isolamento.

Através da internet pode não só comunicar com familiares e amigos através de chats e redes sociais, como também desenvolver novas habilidades, ganhar novos conhecimentos, ver vídeos, ouvir música e muito mais. 

Arranje um amigo de 4 patas ou 2 asas

Se tiver capacidade, adote um animal de estimação. Estes bichinhos têm a capacidade de nos alegrar profundamente e de diminuírem o sentimento de solidão.

Para além de contribuírem para o bem-estar da nossa saúde mental, saiba que eles serão sempre uma companhia constante para si.

Procure um lar

Além da solidão, outra preocupação que se deve ter, é o facto de os idosos poderem vir a perder algumas das suas capacidades motoras e passarem a ter dificuldade em executar algumas tarefas diárias sozinhos.

Para essas situações, procurar um lar pode ser algo muito positivo. Muitos idosos têm uma visão negativa acerca dos lares, no entanto estes espaços são uma ótima opção para quem se sente mais sozinho. Lá poderá conhecer pessoas novas e fazer várias atividades diárias que o estimulam e o ajudam a garantir um envelhecimento ativo (saiba qual a importância de manter um envelhecimento ativo aqui) e com a melhor companhia.

Como vê, existem várias formas de manter a solidão afastada! Procure novas atividades que o façam sair do estado de tristeza que possa estar a sentir e recupere a sua felicidade. Relacionar-nos com os outros ajuda também a tornar a vida um pouco melhor.

Viva a vida, você merece!