IMPORTÂNCIA DE UM ENVELHECIMENTO ATIVO

A Organização Mundial de Saúde – OMS – define o conceito de envelhecimento ativo como um “processo de otimização de oportunidades para a saúde, participação e segurança, para melhorar a qualidade de vida das pessoas que envelhecem”.

Mas o que significa realmente este conceito?

A palavra ‘ativo’ refere-se ao que diz respeito às suas capacidades físicas, como a participação contínua em questões sociais, económicas, culturais, espirituais e civis, tendo reconhecimento pela sociedade como cidadãos de pleno direito.

Já a ‘Saúde’ passa pelo bem-estar físico, mental e social, uma vez que manter a independência durante o processo de envelhecimento é fundamental para a felicidade do indivíduo. Não podemos esquecer que todas as pessoas são diferentes entre si e que, apesar da idade, não passaram a ser apenas agentes passivos recetores de cuidados. Os idosos têm direito à sua individualidade, respeito e consideração da sua vontade.

Para lá do conceito, a promoção da saúde deve ser feita através da prática de atividades físicas regularmente, a prática de desportos (dentro dos limites de cada um) é essencial para uma maior motricidade, optar por uma alimentação rica em fruta, legumes, peixe e fibras uma vez que são ricos em vitaminas, minerais e fibras, e evitar açúcares que podem levar ao desenvolvimento de doenças. A água também deve estar bastante presente na dieta, é responsável pelo transporte de nutrientes às células, ajuda na digestão e melhora o desempenho do coração.
Manter uma atividade mental estimulante promovendo atividades de lazer em grupo como caminhadas ou jogos para exercitar a memória e criar relações sociais equilibradas, fraternas, caridosas e satisfatórias de forma a lidar com o stress da vida diária.

Com o envelhecimento ativo, pretende-se aumentar a expectativa de uma vida saudável e a qualidade de vida para todas as pessoas frágeis, fisicamente incapacitadas e que tenham vindo a envelhecer.

CUIDAR DE SI FAZ PARTE DE NÓS.
NATURIDADE.