HOJE É O DIA DOS AVÓS

É no dia de hoje, 26 de julho, que celebramos a sabedoria, a ternura e o amor incondicional personificada na figura dos avós. Símbolos de carinho, trocas de amor e partilhas de histórias e saberes, os avós são uma parte importante do desenvolvimento pessoal de qualquer pessoa e marcam vários momentos ao longo da vida.

Momento trivial: Sabia que a celebração desta data foi conquistada por uma avó portuguesa? Ana Elisa Couto, carinhosamente apelidada de Dona Aninhas, avó de seis netos e natural de Penafiel, lutou para que fosse reconhecida uma data que valorizasse os avós e recorda-se a sua importância no crescimento dos netos. Demorou vinte anos, mas, em 2003, a data foi instituída pela Assembleia da República passando a celebrar-se anualmente neste mesmo dia.

E, como sabemos que o tempo que passamos com os avós é o mais importante, reunimos 7 atividades que vão garantir um dia especial repleto de amor e alegria:

– Reúna todas as crianças da família (netos, bisnetos, etc), e peça aos avós que dinamizem atividades que representem as brincadeiras da sua infância. Desta forma existira, não só a partilha de conhecimentos e de sabedoria, mas também o fortalecimento de laços entre avós e netos.

– Organize uma sessão de cinema em família – aposte em filmes que ambos gostem ou deixe que sejam os avós a escolher: os clássicos do cinema português são sempre uma excelente opção e poderão ainda servir de momento de partilha de vivências com os seus netos.

– Combine uma viagem – escolha lugares marcantes da sua vida (regressar à sua terra natal caso tenham saído desta há muito tempo ou revisitar um lugar que não visitam há anos), ou escolha um destino que ainda não conhecem ou gostariam de conhecer, afinal, Portugal tem imenso a oferecer. No caso das viagens, é importante que se recorde de levar sempre consigo os essenciais para o bem-estar dos avós e que siga algumas dicas para que tudo corra pelo melhor: evite fazer viagens durante os períodos de maior calor no Verão, leve sempre água consigo e evite comidas pesadas, são apenas alguns dos que deve ter em consideração. Recordamos alguns cuidados que deve ter com os idosos quer seja nos períodos de mais calor ou no tempo mais frio.

– Desfrute da natureza, organize um piquenique em família ou apenas entre avós e netos, esta é uma maravilhosa forma de conviver e partilhar bons momentos. Aposte em comidas que ambos gostem ou cozinhe algo agradável e prático para um dia fora de casa. Aproveite e registe este momento especial em fotografias e vídeos, eternizando o amor existente entre avós e netos.

– Participem em atividades lúdicas que possam ajudar a desenvolver a ligação entre vocês e a imaginação bem como a mobilidade física: atividades artísticas (como um atelier de pintura ou desenho, aulas de artesanato, teatro ou dança) ou aposte numa nova experiência para experimentarem juntos pela primeira vez. Temos a certeza que irá recordar este momento para sempre.

– Cozinhem juntos: deixe que partilhem consigo as melhores receitas – afinal, não há nada mais delicioso que a comida da avó -, reproduzam receitas de família ou divirtam-se simplesmente a confecionar algo mais simples para que todos possam participar. No final, partilhem o resultado entre todos.

– Organize um pequeno teatro com os mais novos e deixe que eles sejam o centro das atenções, os avós vão gostar, ficar completamente derretidos com o resultado final e cheios de orgulho dos seus netinhos.

Ainda que pareçam simples, estas atividades em família vão ajudar a desenvolver a criatividade, o raciocínio e a coesão familiar dos mais idosos, enchendo-os de vida – quer seja física e mentalmente -, ao mesmo tempo que ajudam a moldar e construir a identidade dos mais novos em momentos que ficarão na memória de ambos durante muito tempo.

Mais importante que tudo o resto, não reduza estas atividades a apenas um dia por ano, torne-os regulares pois não há nada melhor do que sentir-se amado pelos nossos familiares. Tire o máximo de proveito do tempo que passam juntos pois serão as memórias que vai guardar com mais carinho durante toda a sua vida.

Quais os planos que tem para este Dia dos Avós ou qual a melhor recordação que tem dos seus avós? Partilhe connosco.