O cérebro é um dos órgãos mais importantes no nosso sistema. Um órgão bastante complexo, é o responsável por gerir a atividade do sistema nervoso – trocado por miúdos, está encarregue por controlar e regular a maioria das funções do corpo e da mente. Por tudo isto, é importante ter alguns cuidados ao longo da vida de forma a evitar o seu enfraquecimento.
Um dos principais fatores que nos levam a pensar em problemas cerebrais são as faltas de memória, causados, na maioria das vezes, por momentos de stress e ansiedade – que podem estar associadas a condições de depressão, problemas de sono, doenças neurológicas ou ao consumo de medicamentos.
Porém, existem algumas estratégias que pode implementar no seu dia-a-dia, sem grande dificuldade ou esforço, que ajudarão a manter o seu cérebro ativo que, graças à sua plasticidade e à capacidade do encéfalo de estabelecer novas conexões e fortalecer antigas, pode levar à melhoria na capacidade cognitiva.
- Comece por optar por um estilo de vida mais saudável: aposte numa alimentação variada, saudável e equilibrada. Escolha uma verdura para o almoço ou uma fruta fresca para o lanche, reduza o consumo de sal e de gorduras saturadas nas refeições e evite, sempre que possível, açúcar. Aproveite o poder antioxidante das nozes, do salmão e sardinhas, ricos em ómega-3.
- Depois temos, claro que não podia faltar nesta lista, a importância de se praticar exercício físico. A inatividade física é um dos principais fatores de risco para o surgimento de doenças. Praticar exercício físico regularmente aumenta a zona cerebral – a principal estimuladora da memória. Conheça outras vantagens de praticar exercício físico e qual o tipo de exercício físico mais adequado à sua faixa etária aqui.
- Estimule o seu cérebro regularmente: aprenda uma língua nova ou aposte num novo hobby – experimente atividades diferentes que estimulem o seu raciocínio e que façam com que tenha de lidar com algo diferente (Sudoku, Scrabble, palavras cruzadas ou puzzles são apenas algumas sugestões).
Ouça música, aprenda a tocar um instrumento musical ou aprenda a dançar um ritmo desconhecido para si, desta forma estará a estimular o cérebro. - Partilhe conhecimentos e histórias, desta forma está a trabalhar a sua memória, procurando nelas informação que ajudará a explicar de forma eficiente. Conte piadas, use a sua imaginação para idealizar e visualizar histórias – desta forma estará a desafiar o seu cérebro e mantê-lo ativo e evitar os problemas de memória.
Acima de tudo, é importante que tenham em consideração e atenção alguns sintomas importantes:
- esquecer totalmente ou até mesmo parte de um acontecimento recente;
- deixar de conseguir acompanhar as legendas ou as falas de um filme ou uma série;
- esquecer o que comeu nesse dia nas principais refeições;
- ter dificuldade no vestir ou tomar banho só;
- não conseguir manter um diálogo, esquecendo-se de palavras e até perder a linha de raciocínio;
- sentir que já não tem capacidade de decidir o que fazer ou até mesmo gerir o seu dinheiro.
No dia em que celebramos o Dia Mundial do Cérebro, é importante salientar a importância deste órgão nas nossas vidas e caso sinta que tem algum destes sintomas e não se sente bem, é importante que consulte um médico especialista ou o seu médico de família para que o possa encaminhar para um neurologista credenciado ou que lhe prescreva alguns exames de despiste.