VERÃO: APROVEITE AS FÉRIAS SEM SOBRESSALTOS

A chegada do mês de Junho marca também a chegada do Verão.
A estação mais solarenga do ano pode também ser a mais perigosa. É por isso importante que tome medidas e crie rotinas no seu dia-a-dia de forma a proteger-se.

Apanhe sol com moderação

O sol é a fonte mais importante de vitamina D, essencial para o humano.
Estar exposto aos raios solares ajuda com os níveis de cálcio no organismo, o que é importante para o fortalecimento dos ossos e articulações.
Ajuda também a prevenir doenças como osteoporose, doenças cardíacas, autoimunes, diabetes e cancro, principalmente no cólon, mama, próstata e ovários, pois reduz os efeitos da transformação das células
Melhora a qualidade do sono, pois a luz do sol ajuda a regular o ciclo do sono.
A falta de luz solar pode levar a uma depressão sazonal – quanto menor os níveis de serótina, maior a tendência para a tristeza e depressão
Contudo, não devemos esquecer que o sol em excesso também é prejudicial à saúde. Não se esqueça de usar protetor solar e não apanhar sol entre as 11h e as 16h (hora de almoço, quando o sol está mais forte).

Hidrate-se sempre que possível

A água desempenha também um papel fundamental no nosso organismo.

É por isso importante que a ingestão mínima diária de água seja de 1,5l. Parece-lhe um exagero? A realidade é que as vantagens que traz são várias:

. Ajuda a regular a temperatura corporal. Em dias muito quentes, a temperatura ambiente causa o aumento da transpiração que leva à perda de água devido ao grande esforço físico do corpo.

. Desintoxica o corpo dos excessos de comida (nomeadamente festas como Natal e final de ano). Através da hidratação estimula-se o bom funcionamento do fígado, rins e intestino ajudando a libertar todos os excessos e resíduos prejudiciais e desintoxicando o organismo.

. O amigo ideal para o emagrecimento. Beber água ajuda a combater o inchaço, o que pode resultar na diminuição do peso corporal com a eliminação de líquidos em excesso. Beber água constantemente ajuda a estimular o metabolismo e a gastar energia

A alimentação certa para um verão leve
Com o calor, o nosso apetite tende a diminuir. É importante não saltar refeições optando sempre por uma solução mais leve e menos condimentada, evitando as refeições pesadas.
Aposte em saladas e peixe – alimentos mais leves e de digestão mais fácil -, não evite sopas pois ajudam-no a manter-se hidratado (pode optar por sopas frias) e para a sobremesa, frutas são sempre uma excelente opção – algumas sugestões: frutos vermelhos, figos, melancia, melão, alperces, pêssegos ou uvas.

Reforce sempre que possível a ingestão de líquidos e reduza o risco de sofrer intoxicações alimentares ou outro tipo de sustos durante os meses de verão e as suas férias.

CUIDAR DE SI FAZ PARTE DE NÓS.
NATURIDADE.

close

Subscreva a nossa newsletter.

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.