O DIA DA MÃE

Hoje é o dia de celebrar aquela pessoa tão importante e essencial da nossa vida: a mãe.

Celebrado globalmente, ainda que as datas que é celebrado possam variar de país para país – no Reino Unido é celebrado três semanas antes da Páscoa, na Austrália, Canada, Brasil ou EUA é comemorado no segundo domingo de Maio e em Espanha, à semelhança de Portugal, é celebrado no primeiro domingo de Maio -, o Dia da Mãe tem um enorme significado amplamente ligado à igreja católica. Em Portugal, esta data começou por ser celebrada a 8 de Dezembro, dia da Imaculada Conceição. Com o decorrer do tempo, por volta da década de 1970, esta data passou a sua comemoração para o primeiro domingo de Maio – que na tradição católica, é o mês associado a Maria, mãe de Jesus Cristo – e que o significado continua o mesmo, distinguir a figura da Virgem Maria como a mãe de Jesus e de todos os cristãos.

Ainda assim, as primeiras celebrações do Dia da Mãe datam da Grécia antiga quando, na chegada da primavera, existiam festas em honra de Rhea, mulher de Cronos e mãe dos deuses. Por outro lado, os romanos, no início de março – também próximo das celebrações da primavera – homenageavam Cibele, mãe de todos os deuses, durante três dias de festejos.

Para celebrar este dia e porque todas as mães gostam de ser presenteadas e mimadas, deixamos-lhe algumas dicas para a surpreender:

Flores e cartões são sempre uma opção segura. Qual a flor preferida da sua mãe? Escreva-lhe uma mensagem sincera e sentida que, certamente, a vai deixar muito feliz.

Prepare-lhe uma refeição e dê-lhe um descanso na cozinha. Não precisa de ser um ás na cozinha, prepare uma refeição mais simples, mas igualmente agradável e divirtam-se a confecioná-la ou, caso sinta que não tem as capacidades, pode sempre pedir um take-away ou entrega em casa.

Uma viagem ao passado, sempre com um sorriso. Recorde outros tempos e faça uma viagem pelos álbuns de fotografias, existem sempre histórias que não recordávamos ou que queremos sempre relembrar e a sua mãe quererá sempre contar, orgulhosamente.

Sessão de spa? Sim, claro! Um dia de relaxamento entre família é sempre uma excelente opção. Uma massagem ou algum tempo passado no jacuzzi ou spa são apenas algumas sugestões de bom tempo passado com a sua mãe oferecendo-lhe o descanso que ela tanto merece.

– Para um momento mais cultural, uma ida ao cinema ou ao teatro pode ser uma excelente solução. Escolha uma peça de teatro que possa ser do seu agrado ou um filme que ela irá gostar e façam um programa a dois.

– Os mais pequenos, podem fazer uma brincadeira divertida: trocar de papéis por um dia: deixe que elas sejam a mãe e que cuidem de si da mesma forma que cuida delas. Será um momento de pura alegria e muitos, muitos sorrisos entre família.

– Quem está longe da sua mãe poderá também comemorar este dia, ainda que de forma diferente, mas igualmente agradável. Faça uma videochamada durante a qual podem beber um chá ou café enquanto falam sobre um pouco de tudo. Por vezes, um momento de atenção é o suficiente para despertar um sorriso ternurento e sentido.

Mais do que isso, pode entrar em contacto com uma florista que faças entrega ao domicílio e encomendar uma entrega surpresa de flores para a sua mãe.

Mais do que celebrar a mãe, este dia serve para reconhecer a figura materna e partilhar a felicidade com a sua mãe, retribuindo o amor que ela lhe deu durante o seu crescimento e apreciar todos os momentos – bons e menos bons – que viveram juntos.