Um dos problemas de saúde mais comuns nas pessoas, as dores nas costas podem ser resultado de uma acumulação de má postura. Em Portugal, os estudos indicam que 72,4% da população nacional sofre ou já sofreu de dores nas costas.
Ao falar em dores de costas, é essencial saber a origem destas dores. Ainda que a grande maioria dos casos seja musculosqueléticas (músculos e ossos), podem ainda destacar-se outras razões para o surgimento destas dores como artrose na coluna (espondilose), hérnias discais, desvios na coluna, ou estenose. Outras patologias como pedras os rins, endometriose ou doenças do pâncreas podem dar também a sensação de dor nas costas.
Para perceber o tipo de doença em questão, é igualmente importante e essencial conhecer a coluna na sua totalidade. Esta parte do nosso corpo está divida em quatro regiões:
Coluna cervical – a parte mais superior da coluna na qual se incluem as vértebras C1 à C7.
Coluna dorsal – composta por 12 vértebras (T1 à T12)
Coluna lombar – da qual fazem parte cinco vértebras (L1-L5)
Coluna sagrada – a parte mais abaixo da coluna, na região do sacro e do cóccix, constituído por quatro ou cinco vértebras fundidas (S1 a S5).
Agora que sabemos como é dividida a coluna, passemos à determinação do tipo de dor sentida. O termo utilizado para referir a dor na coluna em geral é raquialgia. Porém, esta dor pode ser distinguida em três tipos de dor:
Cervicalgia ou dor cervical – correspondendo à dor sentida na coluna cervical.
Dorsalgia ou dor dorsal – quando a dor na coluna é sentida na zona dorsal das costas.
Lombalgia ou dor lombar – neste caso, a dor sentida é na zona lombar e corresponde a 70% das queixas de dores na coluna.
Como indicado anteriormente, o surgimento da dor de costas está amplamente ligado à má postura. Para aliviar a coluna e, de forma a evitar possíveis fraturas, deve evitar-se algumas situações bastante comuns no nosso dia-a-dia:
– Sentar-se sem estar direito;
– Carregar malas pesadas apenas com uma mão;
– Levantar pesos e fazer todo o esforço com as costas;
– Ter excesso de peso;
– Viver sob stress constante;
– Estar muitas horas seguidas sentado.
Para combater estes erros de forma simples e com resultados garantidos, existem alguns novos hábitos que pode adotar e incluir na sua rotina de forma a aliviar a dor constante das costas.
Alguns desses hábitos são:
– Faça alongamentos e levante pesos com as pernas sempre que possível;
– Sente-se mantendo a coluna direita e encostada à cadeira;
– Ande a pé sempre que lhe seja possível;
– Controle o peso;
– Não fume, propicia a perda óssea;
– Durma numa posição confortável – tenha especial atenção no momento de escolher a almofada e o colchão.
– Faça pausas se sentir que está sentado há muito tempo;
– Pratique exercício físico regularmente – pilates, natação ou yoga são excelentes soluções que vão ajudar a reforçar os seus músculos de forma ativa;
– Caso trabalhe numa secretária, coloque o monitor ao nível dos olhos e à distância de um braço.
Para aliviar temporariamente a dor nas costas, uma combinação de frio e quente pode ter um efeito calmamente. Porém, este é apenas uma solução temporária sendo que deverá procurar o seu médico de família ou um especialista caso a dor persista e não alivie.
Cuide de si!