DIA INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES

As Nações Unidas assinalaram o dia 25 de Novembro como o dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres. Esta data celebra-se anualmente com o intuito de alertar para este problema que atinge várias mulheres em todo o mundo.

 

Nos últimos anos, especialmente no contexto de pandemia, a violência contra as mulheres tem escalado a um ritmo preocupante e é necessário que haja uma consciencialização, que sejam implementadas políticas que acabem com este crime e que procurem formas de reforçar o apoio às vítimas.

 

A violência contras as mulheres nem sempre é física, ela pode assumir diferentes formas – emocional, social, sexual ou financeira – e é importante estar atentos aos sinais. No primeiro trimestre de 2021, foram registadas 5.517 ocorrências participadas à PSP e GNR e foram registados seis homicídios voluntários – quatro mulheres e dois homens – um aumento de 20% face ao registado no período homólogo no ano anterior.

 

Em 2020, para celebrar este dia da Eliminação da Violência Contra as Mulheres, a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), com o apoio de várias organizações, lança a campanha nacional #EuSobrevivi. Com esta campanha pretendia-se alertar e reforçar a vigilância contra a violência doméstica que se intensifica em momentos de maior stress – como foi o caso da pandemia da COVID-19 – e se baseava em mensagens escritas por vítimas e enviadas durante a primeira vaga da pandemia para a linha SMS 3060, que pretendem transmitir informação útil acerca dos serviços de apoio existentes para estes casos. A campanha continuará em 2021.

 

É urgente colocar um fim a este crime e acabar de vez com a violência contra a mulher. “Lembre-se, se a casa é um lugar seguro para a maioria das pessoas, para as vítimas de violência doméstica não o é”. (#EuSobrevivi).

CUIDAR DE SI FAZ PARTE DE NÓS.
NATURIDADE.