A Depressão é um transtorno emocional ou psicológico caracterizado por uma tristeza profunda e pela perda de interesse e prazer pela vida. Esta doença pode mesmo levar as pessoas a terem pensamentos suicidas, sendo por isso, essencial estar atento aos sinais para que exista uma avaliação e acompanhamento por parte de um profissional.
Embora este transtorno psiquiátrico atinja pessoas de qualquer idade, o número de idosos que sofrem de depressão tem vindo a aumentar cada vez mais e estima-se que esse número possa duplicar nos próximos anos. É essencial agir e evitar o crescimento desta doença.
A depressão na terceira idade pode dever-se a fatores de perda e solidão, que estão relacionados com o envelhecimento em si, mas também há casos onde o problema já acompanhava o paciente durante a sua vida e se intensificou nesta fase.
Os sintomas da depressão nos idosos, muitas vezes, são difíceis de identificar porque não apresentam sinais de tristeza ou solidão. Um dos sintomas mais frequentes, contudo, é a perda de memória.
Esta doença compromete o físico, o humor e o pensamento das pessoas, elas podem sentir uma perda ou aumento de apetite, isolarem-se e evitarem programas sociais e tudo o que envolva sair de casa, a irritabilidade e angústia podem também aumentar.
Como tentar resolver este problema?
Em primeiro lugar é essencial que se procure um médico para diagnosticar a doença e, sempre que necessário, ajudar no seu tratamento. Em seguida, é necessário que se entenda que a velhice não é uma doença e que não está sozinho, precisa de sair e procurar fazer atividades ou estar com pessoas que lhe tragam alguma felicidade.
Não deixe que a solidão tome conta do seu dia-a-dia, procure ajuda quando necessário e mantenha as ligações humanas vivas.
CUIDAR DE SI FAZ PARTE DE NÓS.
NATURIDADE.