O NATAL E OS IDOSOS

Quando se pensa no Natal, pensa-se em família e em passar bons momentos junto daqueles que mais gostamos. No entanto, para muitas pessoas o Natal pode ser uma altura solitária, principalmente para os idosos.

 

A terceira idade passa por perdas inevitáveis que contribuem para o aumento da solidão, como a distância de quem mais gostamos, a diminuição de energia e de mobilidade, ou mesmo a perda de familiares ou amigos.

 

O Natal pode ser um momento em que essa solidão se faz sentir ainda mais, seja por lembranças que esta data especial possa trazer, ou por tudo o que se vê na televisão de pessoas a divertirem-se com a família e amigos, ou até mesmo pela partilha de afetos que se faz sentir no ar.

 

O último Natal foi sem dúvida atípico para muitos, principalmente para pessoas da terceira idade. A maior parte dos idosos que vivem em lares foram impedidos de passar o Natal em família devido ao risco de contração do vírus, e mesmo muitos daqueles que vivem em suas casas acabaram por também passar o seu Natal sozinhos por causa das medidas impostas.

 

Isto faz com que o sentimento de solidão e abandono aumente, e há pessoas que podem mesmo chegar a desenvolver sintomas de depressão. A solidão é sempre difícil, seja qual for a altura do ano, mas em alturas festivas, como o Natal, ela pode ser ainda mais significativa e deixar as pessoas mais em baixo.

 

Mas com a população portuguesa já quase toda vacinada, esperamos que este Natal seja diferente e que as famílias se voltem a reunir e a celebrar esta que é uma das alturas mais bonitas do ano.

CUIDAR DE SI FAZ PARTE DE NÓS.
NATURIDADE.