É através da voz que o ser humano comunica nas suas relações diárias, quer seja a nível social – entre amigos, família ou na rua – quer seja na sua vida profissional – com os colegas de trabalho e chefes. É, portanto, manter alguns cuidados para manter a sua voz inalterável e conseguir continuar a comunicar.
Que cuidados devemos ter?
A água é essencial para a voz. Ao consumi-la, estamos a hidratar as cordas vocais e assegurar-nos que não se danificam com esforços como gritar ou falar alto que podem causar voz rouca.
Evite fatores que sejam nocivos para a sua voz como tabaco, álcool, drogas ou ambientes poluídos pois podem causar alterações persistentes na qualidade da sua voz. Sempre que possível, não ingira bebidas demasiado quentes ou demasiado frias.
Nos dias frios de Inverno, procure não utilizar roupas apertadas tanto na zona do pescoço como na zona da cintura pois limitam os movimentos necessários para a respiração e fonação.
No caso de estar constipado ou com uma infeção respiratória, tente poupar a voz e não a esforçar.
Caso tenha garganta seca, cansaço vocal ou rouquidão, poupe a voz e não fale até considerar que está bem hidratado e que os sintomas passaram.
O Dia Mundial da Voz, que se celebra a dia 16 de Abril, tem como principal objetivo sensibilizar a população para a importância da voz no nosso dia-a-dia, para as suas alterações e para os cuidados que devemos ter para que não venham a surgir complicações.
Caso sinta alguma alteração na sua voz – rouquidão, voz áspera ou alterações da voz (perda de voz, cansaço quando fala, dores de garganta, pigarreio ou irritação da garganta) – que persistam durante vários dias, é aconselhável que consulte com um médico.
CUIDAR DE SI FAZ PARTE DE NÓS.
NATURIDADE.