DIA MUNDIAL DA ASMA

É na primeira terça-feira de Maio que se celebra o Dia Mundial da Asma. O grande objetivo deste dia, é o de melhorar a prevenção desta doença e consciencializar a população para esta patologia.

Sabia que a Asma é uma doença respiratória crónica frequente e potencialmente grave que afeta miúdos e graúdos e que não tem cura. Estima-se que a nível mundial existam 334 milhões de asmáticos. Já em Portugal, estima-se que afete cerca de 700 mil portugueses (correspondendo a 6,8% da população do país) e cerca de 175 mil crianças e adolescentes. Para além disso, os dados indicam que cerca de metade dos doentes asmáticos em Portugal não têm a sua asma controlada.

Mas, afinal, o que é a asma?
A asma é uma doença crónica provocada pela inflamação das vias aéreas, caracterizada pela existência de sintomas respiratórios tais como: sibilância, falta de ar, aperto no peito e tosse que variam ao longo do tempo e da intensidade, associados a uma limitação do fluxo aéreo expiratório variável.

Esta doença é provocada por causas como: infeções víricas (constipações), exercício físico, exposição a alérgenos, mudanças no clima, risos, substâncias irritantes (fumo, poluição ou cheiros fortes). Os sintomas típicos da asma passam por sibilos, falta de ar, tosse e aperto no peito, tosse isolada, sem outros sintomas respiratórios, produção crónica de expetoração – caracteristicamente seca -, falta de ar, sensação desmaio e formigueiro nas mãos e pés, dor no peito, dispneia. Estes sintomas tendem a piorar à noite ou ao início do dia, sendo denominada por asma noturna.

Existem vários fatores associados às causas de asma sendo um dos principais fatores o genético uma vez que a doença costuma afetar diversos membros da mesma família. Por exemplo, se um dos progenitores sofre da doença, a probabilidade de o filho ter é de 25%. Se ambos os progenitores sofrerem da doença, o risco de o filho ter sobe para 50%.

É também bastante comum a associação da asma com outras alergias.

Um dos principais fatores desta doença é a falta de diagnóstico uma vez que existem muitas crianças que sofrem desta doença e não foi ainda detetada.

A asma não tem cura, mas pode ser controlada com a presença mínima de sintomas durante o dia e à noite, recorrendo a pouco uso de medicação de alívio, ausência de limitações na atividade física e uma normal função pulmonar.
Para conseguir prevenir e controlar a sua doença, é importante que visite o seu médico para um acompanhamento especializado e correto.

CUIDAR DE SI FAZ PARTE DE NÓS.
NATURIDADE.