O surgimento da COVID-19 levou-nos a repensar aquilo a que chamávamos “vida normal” e adquirir um “novo normal”. Alguns hábitos já enraizados tiveram de ser repensados e alterados para conseguirmos assim adaptar-nos às novas necessidades não só do organismo, como do psicológico.
Uma das grandes mudanças na rotina foi o facto de termos de passar mais tempo em casa atualmente o que, consequentemente, leva a que seja feita uma alimentação menos cuidada. É, portanto, essencial que a nova dieta seja ajustada e que seja criada uma rotina alimentar saudável para conseguir fortalecer o sistema imunitário e prevenir o surgimento de novas doenças.
O que fazer para conseguir ter uma alimentação equilibrada e saudável em tempos de COVID-19?
São vários os alimentos que pode e deve incluir na sua alimentação diária para melhorar a sua saúde. Alguns desses alimentos estão já enraizados nas nossas dietas, mas outros devem ser adicionados para garantir que o nosso organismo está a receber todos os nutrientes e vitaminas necessárias ao seu funcionamento.
Tubérculos, massas, arroz, batatas e cereais são excelentes fornecedores de energia e ricos em várias vitaminas.
Sempre que possível, adicione hortícolas e frutas (cenoura, cebola, curgete, abóbora, brócolos, feijão verde, maçã, pera, laranja) às suas refeições, para além de durarem bastante tempo, são também ricos em minerais, vitaminas e antioxidantes que ajudam o organismo a proteger-se de outras doenças.
Não se esqueça da proteína: carne, peixe e ovos são alimentos que não podem faltar numa refeição principal. Inclua também leguminosas – ervilhas, feijão ou grão -, fontes naturais de proteína e que lhe vão assegurar uma saciedade mais duradoura.
O cálcio é também essencial para o nosso organismo, não se esqueça dos laticínios na sua lista de compras.
Benéficas para o nosso organismo, as gorduras devem também ser consumidas desde que em moderação, ajudando no funcionamento correto da coagulação sanguínea, manutenção da saúde visual e da pele.
A par destes alimentos, é igualmente importante que acompanhe as refeições e o seu dia com água. Consuma diariamente entre 1,5l a 2l de água para garantir que o seu organismo funciona corretamente.
Ajuste sempre a sua alimentação às suas necessidades – idosos são um grupo maior de risco pelo que devem ter uma alimentação bastante cuidada, bem como as grávidas e os seus bebés.
Mantenha-se saudável num momento em que a saúde de todos está em risco.
CUIDAR DE SI FAZ PARTE DE NÓS.
NATURIDADE.