Já sabemos que manter-se ativo é excelente para conseguir otimizar oportunidades para a saúde, participação e segurança para melhorar a qualidade de vida das pessoas, em especial as pessoas mais idosas.
Uma sugestão para se manter sempre ativo é preparar uma pequena horta na sua casa (criar uma pequena horta no seu quintal ou na sua varanda caso tenha a possibilidade) ou perto da sua casa.
Agora que tem tudo pronto e pode começar a sua plantação, fique a saber o que deve plantar em Janeiro para que a sua horta esteja sempre ativa e a produzir alimentos.
Em Janeiro estamos em pleno inverno em Portugal pelo que as plantações acabam por ficar limitadas a alguns vegetais apenas, mas pode fazer planos para o que poderá vir a plantar no futuro.
Deixamos então algumas sugestões para as primeiras plantações.
Caso tenha a possibilidade de ter uma grande horta, pode optar por plantar alfaces, alho, acelgas, aipo, alho-francês, batatas, beterraba, chicória, couves, brócolos ou couve-flor. Pode ainda plantar amoras, framboesas, groselhas, mirtilos e morangos, todos eles frutos importantes do ponto de vista nutricional.
Para as pessoas que não tem possibilidade de ter uma grande horta ou preferem optar por um jardim mais pequeno, podem sempre plantar flores ou ervas aromáticas. Janeiro é um bom mês para plantar alecrim, salsa e coentros, tomilho, orégãos, loureiro, salva e segurelha. Com estas ervas, pode alterar a forma como tempera a sua comida optando sempre por opções caseiras e saudáveis.
Por fim, pode optar por deixar a sua casa mais verde e bonita com plantas. E, em vez de comprar plantas já crescidas, porque não plantar as suas próprias plantas e cuidar delas? As sugestões para Janeiro são amor-perfeito, prímulas, cíclames, tulipas, frésias e narcisos, amarílis e jacintos. Pode assim dar mais cor à sua casa.
Mantenha-se ativo no seu dia-a-dia e reforce a sua qualidade de vida ao mesmo tempo que faz atividades lúdicas.
CUIDAR DE SI FAZ PARTE DE NÓS.
NATURIDADE.