Acidentes graves podem acontecer em todo o lado, até mesmo no conforto do seu lar e podem envolver a si, à sua família ou até mesmo aos seus animais de estimação. Embora não possa eliminar por completo o risco de acidentes em casa, existem forma de conseguir evitá-los. Deixamos-lhe algumas dicas:
Choques elétricos
Evite mexer em equipamentos elétricos – como secadores de cabelos ou tomadas – quando estiver com as mãos molhadas, podem provocar-lhe choques elétricos que podem mesmo ser fatais.
Escadas
É ideal que todas as escadas da sua casa tenham corrimão para se apoiar caso sinta dificuldades em subir os degraus e equilibrar-se. Ao usar bancos ou cadeiras para conseguir alcançar alguma coisa que está acima de si, tenha alguém por perto para ajudar se necessário.
Facas e objetos pontiagudos
Guarde as facas e outros objetos cortantes em lugares seguros e de difíceis acessos, especialmente das crianças e de pessoas com problemas do foro psicológico.
Fugas de gás
No que diz respeito à utilização de gás, todo o cuidado é pouco! Esteja sempre atento a possíveis fugas de gás e verifique sempre se a mangueira não está danificada ou fora do prazo de validade (deve ser mudada a cada cinco anos, no máximo).
Janelas e sacadas
Evite debruçar-se em janelas ou sacadas. Se tiver crianças ou animais de estimação, coloque grades ou redes de proteção em todas as janelas e varandas para evitar quedas.
Móveis
Gavetas abertas e objetos fora do lugar podem causar ferimentos aos mais distraídos. Arrume ou mude de sítio tudo o que for possível, tendo sempre o máximo de atenção ao circular em casa.
Piscinas e banheiras
Redobre os cuidados quando se trata de água. As crianças nunca devem ficar sem supervisão em banheiras ou piscinas, mesmo que por segundos. Coloque braçadeiras nas crianças que estejam perto da água e dificulte o acesso aos locais com água vedando as piscinas e, especialmente, poços.
Produtos de limpeza
Devem estar sempre longe do alcance das crianças pelo risco de ingestão, e mesmo de adultos, que os podem confundir com outros líquidos – certifique-se de que estão arrumados num local apropriado.
Tropeções e quedas
Pisos molhados e/ou húmidos podem gerar acidentes graves. Em pisos secos, mas que são naturalmente escorregadios, evite andar de meias. Tome cuidados redobrados para não tropeçar em tapetes dobrados ou levantados.
Estas são apenas algumas dicas que deve ter em atenção no seu dia-a-dia para evitar acidentes em casa. Deve ter sempre cuidados redobrados caso tenha crianças ou idosos em casa para que se mantenham sempre em segurança.
CUIDAR DE SI FAZ PARTE DE NÓS.
NATURIDADE.