ANIMAÇÃO SOCIOCULTURAL

A animação sociocultural é, segundo a UNESCO, “um conjunto de práticas sociais que têm como finalidade estimular a iniciativa, bem como a participação das comunidades no processo do seu próprio desenvolvimento e na dinâmica global da vida sociopolítica em que estão integrados”.

É comum que a perda de faculdades físicas e cognitivas, bem como outros acontecimentos na longa vida das pessoas, levem a estados de maior fragilidade e dependência. Não é só a saúde física que importa, mas também a saúde mental e o bem-estar.

A animação sociocultural visa mobilizar as pessoas de forma a desenvolver as suas potencialidades e capacidades, para que passem de espetadores a protagonistas.

Esta é uma realidade que o Grupo Naturidade tem presente na forma como cuida dos seus utentes. Por isso conta com uma equipa de Animadores Socioculturais nas suas várias unidades que realizam estimulantes e agradáveis atividades, dentro e fora das Unidades com o intuito de atingir objetivos definidos em equipa para cada utente.

Estas atividades ocupam o tempo e a atenção do utente, proporcionando um estilo de vida mais ativo e criativo. Outro objetivo é melhorar a autoestima, as relações interpessoais e a comunicação com os outros e desmistificar a ideia pré-concebida que os idosos são inativos.

A Animação Sociocultural apela à participação, à autonomia e ao reconhecimento da importância de cada ser como único e individual.

CUIDAR DE SI FAZ PARTE DE NÓS.
NATURIDADE.

close

Subscreva a nossa newsletter.

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.