O NOSSO COMPROMISSO DE SEGURANÇA.
POLÍTICA DE QUALIDADE E SEGURANÇA DO GRUPO NATURIDADE
Em tempos de insegurança e de incerteza, reforçámos o nosso compromisso. O Grupo Naturidade desenvolveu um plano de contingência transversal a todos os profissionais e a todas as Unidades do Grupo. Acompanha e implementa sempre que necessário novos procedimentos para minimizar a transmissão por COVID-19, reduzindo os riscos para a saúde dos utentes e famílias, profissionais e demais população utilizadora das Unidades.
Para podermos definir e implementar medidas imediatas e em tempo real, avaliamos diariamente a evolução do cenário epidemiológico pelo COVID 19 no país e no mundo e estamos em contacto com as Autoridades de Saúde no sentido de manter todos os profissionais informados das mais recentes normas de segurança e formas de atuação.
Implementámos ainda novos protocolos de segurança para todos os nossos profissionais, nomeadamente:
1. Recomendações Padrão
– Lavagem correta das mãos;
– Utilização de antissépticos para as mãos;
– Colocação de máscara, luvas, bata e óculos de proteção quando estiver em contacto com uma pessoa infetada;
– Garantir o mínimo de um metro de distância da pessoa que evidencie sintomas;
– Evitar os cumprimentos típicos de socialização.
2. Comunicação, Formação e Treino
De forma a minimizar o risco da transmissão, as nossas equipas participam regularmente em diversas ações de sensibilização, incluindo formas de transmissão, precauções necessárias e formas de identificação de casos suspeitos.
3. Higiene
Foi reforçada a rotina de lavagem e higiene das mãos, usando água e sabão ou soluções alcoólicas, abrangendo a palma e dorso das mãos, dedos e espaços interdigitais.
4. Gestão de Visitas das Unidade
Oferecemos em cada Unidade vários telemóveis e tablets para a realização de vídeo chamadas entre utente e família que são devidamente acompanhados pela Equipa de Enfermagem/Auxiliares. Os equipamentos serão higienizados no momento anterior à sua utilização, e após a mesma.
5. Protocolos de Higiene e Desinfeção de Espaços
– Foi reforçada a limpeza e a desinfeção de superfícies de acordo com as orientações da Direção Geral de Saúde;
– Reforçámos a limpeza e desinfeção de todas as superfícies principalmente as frequentemente manuseadas e com maior probabilidade de serem contaminadas (por exemplo: grades de cama, mesas de cabeceira, maçanetas, pavimentos e equipamentos);
– Aumentámos a desinfeção de todas as superfícies e equipamentos, corrimões, interior de elevadores, cadeiras e cadeirões, material de reabilitação, balcões dos postos de enfermagem e receção (incluindo ratos e teclados dos computadores, e telefones), sala de refeição de colaboradores após horário de refeição e vestiários após cada mudança de turno, aumentando a periodicidade diária;
– Implementámos medidas extraordinárias de desinfeção de espaços, nomeadamente, a desinfeção das superfícies, cadeiras e cadeirões na sala de estar;
– Garantimos a monitorização dos procedimentos recomendados para limpeza e desinfeção de superfícies;
– Garantimos a renovação frequente do ar dos quartos e das salas.
6. Gestão de Rotinas da Unidade
– Reuniões Familiares: Estão suspensas as reuniões familiares, salvaguardando-se situações de necessidade extrema. Qualquer questão inerente ao internamento, nomeadamente recolha de dados de diagnóstico, é realizada via telefone;
– Controlo regular de temperatura axilar: é avaliada diariamente a temperatura dos utentes, antes de realizarem levante. Qualquer utente que ingresse na Unidade vindo do exterior (por motivo de admissão, agudização ou ato médico), é avaliado uma vez por turno, durante 14 dias;
– Auto-monitorização de sintomas de todos os profissionais no início e no final de cada turno.
CUIDAR DE SI FAZ PARTE DE NÓS.
NATURIDADE.