A hidratação é uma parte vital da saúde e qualidade de vida de todos nós. Não só o nosso organismo é composto por 60 a 70% de água, como a água também regula a temperatura interna do nosso organismo e é essencial para todas as funções orgânicas.
São imensos os benefícios de beber água, como regulação da temperatura corporal, eliminação de toxinas e funcionamento regulado do sistema circulatório. Não consumir a quantidade diária de água necessária pode levar a dores de cabeça e cansaço, bem como redução da capacidade de concentração e de memória; no caso dos nossos utentes mais idosos, as consequências são mais graves, passando por maior risco de quedas, confusão e delírio, e insuficiências reinais e urinárias, entre outros.
A quantidade diária de água varia de pessoa para pessoa, consoante a sua idade, estilo de vida, e ainda da estação do ano. Os especialistas aconselham a beber pelo menos 1,5 L de água, ou o suficiente para manter a sua urina clara; aconselham ainda a beber dois copos de água pela manhã, quando acorda.
No entanto, esta hidratação adequada deve ser conseguida através da ingestão não só de água, mas também de alimentos ricos neste constituinte. Alguns exemplos:
– Águas aromatizadas, de forma natural, apresentam-se como uma alternativa agradável, podendo contribuir para
a satisfação das necessidades hídricas. Pode-se, por exemplo, aromatizar a água adicionando pedaços de fruto a
época e a gosto (limão, laranja, morangos, etc), de hortículas (pepino, cenoura, etc) ou especiarias e ervas
aromáticas (canela, hortelã, etc);
– Água gelificada é recomendada para situações de disfagia para líquidos (dificuldade em engolir);
– Gelatina é uma forma fácil e rápida de fornecer aporte de água que funciona muito bem em idosos com problemas em engolir devido a AVC, Alzheimer, Parkinson, entre outras;
– Sopas são uma ótima fonte de hidratação contendo cerca de 88 a 93% de água. Além disso, têm elevado teor de vitaminas, minerais e fibras;
– Sumos de fruta naturais sem adição de açúcar, pois para além de ser uma fonte de água, são ricos em vitaminas, sais minerais e fibras;
– Infusões e chás são uma ótima forma de fornecer água a um idoso desidratado.
Há que hidratar sem esperar pela sede, e praticar estes cuidados de forma constante ao longo do dia. Lembre-se que este não é um processo que tem de fazer sozinho – o Grupo Naturidade e os seus funcionários estão aqui para ajudar em todos os passos necessários para melhorar a qualidade de vida e o bem-estar de todos os nossos utentes. Essa é a missão das nossas equipas, todos os dias.
CUIDAR DE SI FAZ PARTE DE NÓS.
NATURIDADE.