O período de confinamento trouxe muitas mudanças para os nossos utentes – a mais impactante foi o cancelamento de visitas presenciais. Embora necessário para a sua segurança, sentimos desde o primeiro que este corte abrupto no contacto com os seus familiares e amigos poderia ser um fator de muita tristeza e mesmo ansiedade para todos os nossos utentes. Foi com essa visão que as nossas equipas colocaram logo em prática um programa para quebrar distâncias: as videochamadas.
Embora não tenha o toque presencial e humano que uma visita presencial proporciona, este reforço no contacto provou ser bastante positivo. A grande maioria dos nossos utentes nunca tinha realizado uma videochamada antes, e agora esta ferramenta tornou-se parte da sua rotina diária.
Partilhamos alguns testemunhos:
“As videochamadas são importantes para mim para poder falar com a minha família, a minha neta e a minha filha. Gosto muito de falar com eles,” explica a D. Marlene, utente da unidade de Laveiras.
“Vejo aqueles de quem eu gosto. Gosto de ver o aspeto deles, a sua maneira de estar, de vestir, de rir. Tudo isso faz parte da vida.” comenta o Sr. Oliveira, também da unidade de Laveiras, com um grande sorriso.
“As videochamadas apaziguaram as saudades da minha família e ajudaram a me acalmar. Comecei a sentir-me muito melhor depois das videochamadas realizadas.” relata a D. Conceição, da unidade de Penela.
Embora tão longe, conseguimos aproximar utentes e os seus familiares e amigos, num período em que este contacto faz tanta falta. Essa é a nossa ambição. Todos os dias.
CUIDAR DE SI FAZ PARTE DE NÓS.
NATURIDADE.