PROTEJA-SE DAS ALERGIAS NA PRIMAVERA

Com a chegada da primavera, as alergias tendem a aumentar. Existem vários tipos de alergias, contudo as mais comuns continuam a ser a substâncias como o pó, pólen e ácaros, mais comuns durante esta estação do ano.

O que é a alergia?
É o nosso organismo (neste caso o sistema imunitário) que identifica determinadas substâncias toleradas, normalmente, pela maioria das pessoas como sendo nocivas e cria uma forma de as eliminar do nosso corpo. Esta resposta, uma vez que é errada, é prejudicial para o paciente que desenvolve uma série de alterações que originam os sintomas típicos das doenças alérgicas.

Ninguém nasce alérgico, na realidade, o surgimento das alergias num individuo é uma predisposição genética que, em função de fatores ambientais, faz com que a pessoa se torne alérgica a determinadas substâncias às quais cria uma resposta imunológica errónea. Em certos casos, as alergias surgem devido a fatores familiares, caso um dos progenitores tenha alergia, a probabilidade de o filho também ter é de aproximadamente 50%.

Quais são os principais sintomas das alergias?
Existem alguns sintomas mais evidentes e frequentes numa reação alérgica: espirros, pingo do nariz, comichão nos olhos, nariz e garganta e congestão. Existem outros sintomas dependendo do tipo de alergia, como tosse, falta de ar, pieira ao respirar ou cansaço.

Como controlar e prevenir as alergias de Primavera?
Existem algumas recomendações que pode seguir de forma a não ficar tão exposto às alergias:

Janelas fechadas
Se sofre de alergias de Primavera, mantenha as janelas de casa fechadas especialmente durante os dias em que a concentração de pólenes é mais elevada. Pode optar por ter persianas ou portadas.

O mesmo se aplica às viagens de automóvel. Mantenha os vidros do carro fechados durante a viagem para que as partículas não entrem e lhe provoquem um ataque alérgico.

Alimentação Cuidada
Os especialistas concordam que alimentos ricos em vitamina C – por exemplo, o ananás – e ácido fólico – leguminosas e produtos hortícolas verdes escuros – reduzem a inflamação associada às reações alérgicas.

Consulte o Boletim Polínico
Mantenha-se atualizado com as várias oscilações de concentração de pólenes. Consulte o boletim polínico – www.rpaerobiologia.com – na sua região e previna-se. Nos dias com índices mais elevados de concentração de pólenes tome sempre a medicação adequada e procure evitar, sempre que possível, espaços verdes.

Cuidados com a roupa
É normal que algumas substâncias fiquem nas nossas roupas no dia-a-dia. Logo que chegue a casa, limpe bem os pés e mude de roupa. Escove a sua roupa para evitar espalhar pó e pólenes pela casa. Pode ainda tomar um banho para evitar a passagem destas substâncias para os lençóis. No banho opte por sabonetes e champôs neutros e suaves, não esfregando demasiado o corpo porque pode eliminar a camada de células que protege a pele.

Cuidados em casa
Mantenha sempre a casa limpa evitando a acumulação de pó nos cantos ou móveis que podem agravar as suas alergias. Retire tudo o que sejam tapetes e móveis que possam conter tecido onde pós e ácaros se possam alojar. Para além disso, evite ter animais dentro de casa, especialmente no quarto.

Quando lavar as suas roupas, use programas com temperaturas superiores a 60º, os ácaros não sobrevivem a temperaturas acima destas.

Lembre-se, quanto mais limpo o ambiente estiver, mais fácil será para si controlar as alergias e evitar o agravamento dos sintomas.

Ainda que desconfortáveis, é possível viver de forma saudável com alergias. Seja acompanhada por um profissional para que possa ter sempre acesso à medicação correta e adote algumas alterações na sua rotina durante este período e viva a Primavera de forma diferente.

 

CUIDAR DE SI FAZ PARTE DE NÓS.
NATURIDADE.