PORTUGAL NO FEMININO

8 de Março é o dia em que se celebram as mulheres, as suas conquistas, os seus méritos, os seus feitos. O Dia Internacional da Mulher celebra-se para recordar das grandes vitórias que foram conquistadas ao longo de vários anos, desde o direito a votar, ao direito à educação e ao trabalho, lutando contra o preconceito racial, sexual, político, cultural, económico ou linguístico.

Neste dia de comemoração, deixamos-lhe a história de algumas das mais reconhecidas mulheres portuguesas que se notabilizaram pelos seus feitos na nossa história nas mais diversas áreas.

Carolina Beatriz Ângelo
Nascida a 16 de Abril de 1878 no distrito da Guarda, notabilizou-se em Portugal por várias conquistas ao longo da sua vida: conhecida por ser a primeira mulher a votar em Portugal no ano 1911, foi também a primeira cirurgiã portuguesa. Feminista e sufragista, fundou e fez parte da Liga Portuguesa das Mulheres Portuguesas, defensora de ideais republicanos entre eles o direito ao divórcio e dos direitos e deveres iguais para homens e mulheres. Viria a falecer em 1911 com 33 anos de idade derivado a problemas cardíacos. A escola EB 2,3 da Guarda e o Hospital Beatriz Ângelo de Loures receberam o seu nome em homenagem à médica e ativista.

Amália Rodrigues
Conhecida como a voz de Portugal, Amália Rodrigues foi uma das mais brilhantes e aclamadas cantoras do século XX. A data de nascimento foi uma incógnita durante alguns anos sendo a sua data oficial de nascimento a 23 de julho de 1920. Tornou-se conhecida mundialmente como a Rainha do Fado tendo atuado um pouco por todo o mundo e levando a conhecer a cultura portuguesa, a língua portuguesa e o fado aos quatros cantos da terra. Faleceu em 1999 tendo deixado um legado de filmes e músicas que ainda hoje fazem parte do repertório português.

Lourdes Pintasilgo
Maria de Lourdes Pintasilgo nasceu em 1930 em Abrantes. Fundou em 1969 juntamente com Teresa Santa Clara Gomes, o movimento internacional Graal no qual foi coordenadora de programas de formação e de projetos-piloto no domínio da emancipação da mulher, do desenvolvimento, da ação sociocultural e no domínio de uma evangelização enraizada no seu tempo. Entre 1979 e 1980 desempenha o cargo de primeira-ministra de Portugal, tendo sido a única mulher até a data a ter tal cargo (Foi a segunda mulher a desempenhar o cargo de primeira ministra na Europa, depois de Margaret Thatcher no Reino Unido). Faleceu em 2004 contando com várias obras publicadas e uma vasta lista de homenagens, desde prémios a jardins com memorias que pretendem manter os seus feitos na memória dos portugueses.

Beatriz Costa
Beatriz da Conceição foi mais conhecida pelo nome Beatriz Costa pelos portugueses. Atriz de cinema e teatro é ainda hoje um ícone da cultura portuguesa. Pisou vários palcos durante a carreira e participou também em vários filmes que fazem parte do património cinematográfico português – O Trevo de Quatro Folhas, A Aldeia da Roupa Branca e A Canção de Lisboa, filme que viria a imortalizar a sua imagem e ganhar o título de “Príncipes do Cinema Português”, ao lado de Vasco Santana. Viria a falecer em 1996, sendo ainda hoje recordada pelo povo português.

Rosa Mota
Considerada por muitos como a melhor corredora do século XX, Rosa Maria Correia dos Santos Mota – ou apenas Rosa Mota -, nasceu em 1958 no Porto. A sua paixão pela corrida começou quando ainda nova, carreira que seguiu ao longo de várias competições internacionais. Venceu a medalha de Bronze nos Jogos Olímpicos de Los Angeles em 1984 e a medalha de outro, quatro anos depois nos Jogos Olímpicos de Seul 1988. Ganhou várias medalhas de ouro no Campeonato Europeu e nos Campeonatos Mundiais. São várias as homenagens e distinções que lhe foram prestadas em reconhecimento dos seus feitos.

Estão são apenas algumas das várias mulheres que marcaram Portugal ao longo dos seus anos de história. Quem poderia fazer parte desta lista? Partilhe connosco o nome de grandes mulheres nas nossas redes sociais.

CUIDAR DE SI FAZ PARTE DE NÓS.
NATURIDADE.