OUTUBRO ROSA – MÊS DE CONSCIENCIALIZAÇÃO PARA A PREVENÇÃO DO CANCRO DA MAMA

Criado na década de 90, o movimento Outubro Rosa é uma campanha que pretende consciencializar a sociedade a particular importância da prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama.  Este é não só o tipo de cancro mais frequente, como a principal causa de morte por cancro entre as mulheres. São detetados anualmente cerca de 6.000 novos casos e cerca de 1.500 mulheres morrem com esta doença que, diagnosticada atempadamente, poderia ser prevenido.

São vários os fatores de risco para o aparecimento do cancro da mama, embora nem todos tenham a mesma importância. A idade avançada, primeira gravidez tardia ou nunca ter estado grávida, histórico de cancro da mama em vários membros da família ou o uso de terapêutica de substituição hormonal após a menopausa são apenas alguns desses fatores de risco. Estudos revelam que 5% a 10% dos cancros de mama diagnosticados aparentam características genéticas e hereditárias.

O facto de não haver ainda uma causa conhecida desta doença, bem como a grande dificuldade em diminuir a sua prevalência e os fatores de risco, justificam ações de prevenção, como controlo rigoroso e periódico por mamografia e, quando adequado, a ecografia.

Idealmente, os cancros da mama deveriam ser detetados por exames de rotina, como a mamografia e/ou ecografia mamária de rotina, que mostra alterações sugestivas da doença. O facto de ser detetado antes de ser palpável (ex. modificação do tamanho da mama), têm uma probabilidade de cura mais elevada.

Para além do mês de consciencialização, na segunda quinzena de Outubro celebram-se no dia 15 o Dia Mundial da Saúde da Mama e no dia 30 o Dia Nacional de Luta Contra o Cancro da Mama.

Não se esqueça o quão importante é manter os seus exames de rotina atualizados de forma a poder salvaguardar-se destas doenças e preveni-las atempadamente.

Cuide de si e dos seus.

CUIDAR DE SI FAZ PARTE DE NÓS.
NATURIDADE.