DIA MUNDIAL DA HIPERTENSÃO

Em Maio também se comemora o Dia Mundial da Hipertensão – a 17 de Maio – com o intuito de alertar a população para o surgimento desta doença, cujos sintomas não são imediatos, e para a sua prevenção e acompanhamento precoce.

A Hipertensão é a principal causa de morte prematura em todo o mundo e estima-se que 40% da população portuguesa sofra desta doença. É, portanto, muito importante que seja detetada, prevenida e tratada o mais rapidamente possível.

Esta doença resulta da pressão que o sangue exerce sobre as paredes das artérias que, através de vários fatores – de cariz genético ou ambiental – contribuem para o aumento da tensão podendo culminar em hipertensão arterial. Numa primeira fase, o aumento muscular cardíaco não representa qualquer problema, contudo, com o passar do tempo, esta hipertrofia pode levar a uma insuficiência cardíaca, angina de peito ou arritmia.

Resultantes desta doença, podem surgir ataques cardíaco, derrames cardiovasculares e insuficiência renal. Em casos mais extremos, pode causar cegueira, irregularidades do ritmo cardíaco e insuficiência cardíaca, mas o risco de estas patologias surgirem é maior na presença de outros fatores de risco cardiovasculares, tais como a diabetes.

Ainda que não tenha uma cura, é possível prevenir e tratar com algumas alterações nos hábitos diários adotando medidas mais saudáveis:

Reduzir a ingestão de sal é o primeiro passo que deve dar ao procurar controlar os seus níveis de tensão arterial. Leia os rótulos das embalagens e escolha sempre aqueles que têm menos quantidades de sal. Pode ainda substituir, por exemplo, o sal por ervas aromáticas.

Optar por uma dieta rica e equilibrada, forte em legumes, alimentos ricos em fibras e potássio. Reduza o consumo de carnes vermelhas, queijos curados e alimentos pré-cozinhados.

Evitar o uso nocivo de álcool, são bebidas que podem aumentar a pressão sistólica, diminuir o efeito dos medicamentos anti-hipertensivos e aumentar o risco de eventos cardiovasculares (ex. enfarte).

Praticar atividade física de forma regular pode ajudar a diminuir os valores da hipertensão arterial, melhorando os benefícios para a saúde e bem-estar nomeadamente a qualidade do sono, a autoestima e a redução do risco de doenças cardiovasculares, diabetes e alguns tipos de cancros;

Manter um peso corporal saudável, diminuindo assim o risco do surgimento de doenças.

Evitar o uso de tabaco. Fumar aumenta a Pressão Arterial e da frequência cardíaca podendo levar ao surgimento de doenças como acidente vascular cerebral, enfartes e doença arterial periférica.

A hipertensão arterial é uma doença silenciosa, a longo prazo, que quando não é diagnosticada precocemente nem tratada atempadamente, pode trazer consequências graves para o organismo. Contacte o seu médico para que possa ser feito o rastreamento correto da doença e tenha um acompanhamento especializado.

CUIDAR DE SI FAZ PARTE DE NÓS.
NATURIDADE.